(Clique na faixa à direita para regular o som)
Descubra a pérola na concha
2ª Concha
Uma tarde na praia.
Uma tarde agradável em uma praia de enseada de águas calmas. Os banhistas se divertem sob um sol apenas morno. Uma brisa fresca esvoaça o cabelo solto das mulheres. O lugar está cheio de crianças mais parecendo um parque infantil. Um bailado de gaivotas desenhando silhuetas chama a atenção de poucos observadores. Um dia perfeito para apreciação e contemplação.
Estou sentado em uma cadeira do tipo que desmonta fácil. Uma família está próxima e uma criança brinca correndo de um lado para outro com um pequeno balde de areia. Seu pai faz um buraco na areia estendendo, no fundo, uma película plástica formando um poço.
Chama o seu filho: – Filho! Venha aqui! O garoto chega perto do pequeno poço na areia e o seu pai pede para ele trazer água do mar para encher o poço. A água calma e rasa está logo ali perto.
O pai lhe diz: – Filho! Encha este pequeno lago com a água do mar e, quando estiver cheio, ponha nele um pequeno peixe do mar. O garoto entusiasmado com a tarefa assim o faz. Enche o balde com água e despeja no poço para formar um pequeno lago.
Eu fico só observando atentamente e admirado com o entusiasmo do pequeno e, o vai e vem com o balde d’ água. Passa-se quase uma hora entretido e não pára com a tarefa. De repente percebe que o poço já está cheio e chama o seu pai:
Pai! O laguinho está cheio. Só não consegui colocar nele um peixe, pois no mar não tem peixes. Seu pai retruca dizendo: Filho! Filho! O mar está cheio de peixes. – Não pai! No mar não têm peixes. Tem sim, filho! E, muitos!
Está formada aqui uma pequena parte de uma indagação universal: Existe vida no universo? Esta pergunta permeia todo o universo acadêmico, o universo filosófico, o religioso, o cultural e o universo comum das pessoas.
Uma das últimas fotos do Hubble mostrando milhares de galáxias.
Oceano de estrelas como o nosso sol.
Nebulosa do Anel rodeada de estrelas.
Não há neste caldeirão de itens, nenhuma certeza. O ceticismo é quase geral. Bem! Voltemos à praia com o cenário do pequeno garoto.
Há certamente uma enorme faixa da água do mar, junto à praia onde não há sequer um peixinho. Isto não significa que não haja peixe no mar e nos extensos oceanos. Não há aqui o que se discutir. Estamos diante de um fato incontestável. Não nos fartamos por completo diante de tantas provas das quais apreciamos com tanto bom gosto: Os peixes e toda a vida subaquática. Só os tolos sabem que há peixes nos mares e oceanos e não acreditam que haja vida no universo.
Pi-Nath
Uma observação:
Certa vez, o telescópio Hubble foi apontado para uma região escura de universo, ocupando um pequeno espaço de uma moeda de 10 centavos a uma distância de 60cm do braço humano estendido e, não enxergou nada na escuridão.
No mesmo espaço da moeda de 10 centavos, o telescópio James Webb vislumbrou 10 mil galáxias. O próximo telescópio vai visualizar cem vezes mais.
Pi-Nath
Caro(a) amigo(a) se você apreciou o texto que acabou de ler, divulgue-o entre os seus amigos, familiares, conhecidos, colegas de trabalho e outros, pois em algum lugar alguém vai agradecer muito.
Este é um site de ajuda que tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo. Muita gente tem se sentido muito bem após ler alguns dos conteúdos do mesmo. É um site que deu muito trabalho para ser feito por um escritor anônimo que gosta muito de escrever sobre assuntos direcionados a motivações. Um verdadeiro gênio da criação literária a serviço do Bem. Uma raridade na Webb. Faça bom uso do site.
Direito Autoral protegido pela Lei 9.610/1998 – Material literário da ONG: Pi-Nath Community.org usado como suporte motivacional.
Contact for queries – Pi-Nath
Emails: kahshikahshilima@yahoo.com.br
Jomeli27@yahoo.com.br
support@pinathcommunity.org