Uma valiosa lição
(Clique na faixa à direita para regular o som)
Uma família pobre do Nordeste se reuniu em volta de uma velha mesa de madeira para retirar as impurezas de uma pequena porção de feijões para o preparo da única refeição daquele dia. Era o único alimento de que dispunham para atenuar a fome de todos da casa. Numerosa era a família, composta de crianças pequenas, adultos e um casal de idosos. Viviam ali, esquecidos como exilados, atirados a um mundo estéril com pouca água e chuvas escassas sem chance de mudanças e nenhuma alternativa de fuga. Encontravam-se entrincheirados em um grotão esturricado e seco no árido Sertão Nordestino. O quadro era de uma degradante situação de extrema pobreza. Retirar os torrões de terra, as pedrinhas e todas as demais impurezas daquela ínfima porção de sementes era uma tarefa angustiada, porém conformada. Aqueles infelizes seres humanos, compassivos e silenciosos tinham todos à atenção voltada para aquela função amarga que ocupava todos os seus pensamentos.
Terminada aquela agoniada e ansiada tarefa, o bocado de sementes com a quase totalidade das impurezas foi posto em numa vasilha com um pouco de água para ser lavado. Pouquíssimos foram os grãos que se depositaram no fundo da bacia atestando boa qualidade. A maior parte deles entretanto, ficara boiando, todos compostos de sementes chochas e carunchos impróprios para o consumo. A escassez era tanta que não poderia haver desperdício e, também não havia lugar para qualquer nível de higiene e escolhas. Aquela magra porção da mistura foi levada ao fogo sob o olhar atento e apressado de todos. A fervura foi das mais curtas e, logo depois ingerida apressadamente em minguadas bocanhadas com as próprias mãos.
São numerosas as lições plangentes e valiosas extraídas deste episódio real da vida humana. Porém, uma dessas lições, sem nenhum esforço transcende todas as demais. Esta lição retrata a indiferença e o egoísmo próprio dos que se pautam na fartura onde de certa forma, próximos ou distantes, são responsáveis por dramas como este em toda parte do mundo.
Belíssimo preceito tirado através de um coração compassivo e um olhar perceptível e espirituoso de um bom observador.
Para uma pessoa comum o que se vê aqui é apenas um detalhe da aspereza da sobrevivência humana. Para alguém mais criterioso do ponto de vista espiritual e holístico aqui vemos o panorama da insensatez da conduta humana. A vasilha com as sementes não representa apenas o estágio de um produto cru para um outro cozido, nem tampouco a dificuldade de sobrevivência para muitos. Representa a vida humana com todos os seus ingredientes falhos. Uma mistura indigesta de sementes boas e muitas outras ruins. É o universo humano, esse caldo conturbado feito de grãos saudáveis que representa as pessoas do bem, misturado com muitas outras sementes chochas e carunchos que representa as pessoas que tanto mal têm feito ao mundo. Estas últimas formam uma legião enorme de indiferenças e egoísmo. Fazemos todos, parte do conteúdo desta mistura na vasilha que é a vida.
Os grãos saudáveis foram poucos em meio aos numerosos indegustáveis. Assim é a vida humana. Temos entre nós, pessoas maravilhosas de índoles boas e íntegras e, sobretudo sensíveis ao sofrimento humano, capazes de grandes ações. Muitas outras más, de índoles más sem ética e moralmente insensíveis e egoístas. Temos uma missão na vida que transcende a nossa compreensão e o nosso aceite. Não conhecemos esta missão, mas somos responsáveis por ela.
Caro(a) amigo(a) seja verdadeiramente um grão saudável e sensível com disposição para a grandeza em ações de confraternidade. Ao fazer esta escolha, um dia você vai descobrir que tomou a decisão acertada e se regozijará. Compartilhe da dor humana. Há muitas maneiras de fazê-lo. Nunca dê as costas a uma ação focada no Bem qualquer que seja ela. Dê a sua parcela procurando aliviar o sofrimento de tantos dos nossos irmãos nesta breve jornada humana. Não seja jamais como um grão chocho ou um caruncho, sementes do universo das criaturas minúsculas. Seja grande. Aja com altivez. Algo verdadeiramente grandioso e belo estará lhe aguardando, um dia.
Pi-Nath
Contact for queries – Pi-Nath
Emails: kahshikahshilima@gmail.com
kahshikahshilima@yahoo.com.br
Jomeli27@yahoo.com.br
support@pinathcommunity.org
Caro(a) amigo(a) se você apreciou o texto que acabou de ler, divulgue entre os seus amigos, familiares e outros, pois em algum lugar alguém vai agradecer muito.
Este é um site de ajuda que tem beneficiado milhares e milhares de pessoas em todo o mundo. Muita gente tem se sentido muito bem após ler alguns dos conteúdos do mesmo. É um site que deu muito trabalho para ser feito, mesmo sendo o seu criador, um escritor anônimo. É uma raridade na Web. Um site caro para ser mantido online e, se você quiser nos ajudar, clique no coração acima e faça uma doação.
Você amigo(a) tem liberdade para fazer comentários, mas por favor não use esta plataforma universal para fazer marketing comercial, muito menos divulgação de conteúdos sexuais. Respeite este trabalho apreciado por muitas pessoas.
Dear friend If you have appreciated the text you just read, spread among your friends, family and others, because somewhere someone will thank you very much.
This is a help site that has benefited thousands and thousands of people all over the world. Many people have felt very well after reading some of the contents of it. It is a site that has given much work to be done, even being its creator, an anonymous writer. It’s a rarity on the Web. An expensive website to be kept online and, if you want to help us, click the heart above and make a donation.
You friend is free to make comments, but please do not use this universal platform to do commercial marketing, much less disclosure of sexual content. Respect this work appreciated by many people.
Pi-Nath
Direito Autoral protegido pela Lei 9.610/1998 – Material literário da ONG: Pi-Nath Community.org usado como suporte psicológico a pessoas em tratamento contra o câncer.